X JIINS (Jogos Internos do Instituto) 2022 conta com a presença do prefeito Bal Lins e secretários na cerimônia de abertura X JIINS (Jogos Internos do Instituto) 2022 conta com a presença do prefeito Bal Lins e secretários na cerimônia de abertura X JIINS (Jogos Internos do Instituto) 2022 conta com a presença do prefeito Bal Lins e secretários na cerimônia de abertura

BANNER PRINCIPAL

SUPER BANNER

SUPER BANNER

SUPER BANNER

X JIINS (Jogos Internos do Instituto) 2022 conta com a presença do prefeito Bal Lins e secretários na cerimônia de abertura







Tema : “A paz é a gente que faz”

É com imenso orgulho e satisfação, que depois de 2 anos, a EMEIF Antônio Lacerda Neto voltou a realizar presencialmente nessa terça-feira, 18 de outubro de 2022, a abertura dos Jogos Internos, neste ano, em sua décima edição . A solenidade contou com a presença e apoio do Prefeito Bal Lins, os secretários de Educação, Esporte e Finanças, Fabiana Alves Inácio, José Idomar Bento e Vinicius, respectivamente, além de todos os profissionais da referida escola.


Usando da palavra o prefeito destacou a importância dos Jogos Internos, fala abalizada pela secretária de Educação e secretário de Esportes.

Sabermos que os Jogos Internos são uma atividade essencialmente pedagógica, que permitem aos alunos e às alunas expressarem as construções vivenciadas nas aulas de Educação Física, nas quais exercem seu direito de aprender, jogar e tomar decisões, tendo respeitadas suas possibilidades e condições de desempenho.

O tema escolhido para os jogos deste ano, “A paz é a gente que faz”, oportunizando nossos jovens e adolescentes a refletirem cotidianamente, sobre a importância de guiarmos nossas ações na direção de um mundo mais justo, solidário e fraterno humano.



A programação consistiu de duas partes distintas: parte formal e a cultural. Na parte formal apresentamos o desfile de alunos com as bandeiras Nacional, Estadual e Municipal, estandarte da escola e faixa comemorativa, com destaque para o pelotão das bandeiras, tivemos a participação da nossa aluna Mila Lohany, aluna cadeirante e inclusa em todas as atividades da escola, representando todos os nossos alunos com deficiência e ainda foi realizado o juramento do atleta, o acendimento da pira olímpica e a abertura oficial.



Na parte cultural, contamos com apresentação de coreografia e musical esportivo apresentados por alunas/alunos da escola que frequentam o SCFV (Serviço de Convivência e Formação de Vínculos) de nosso município, através do trabalhado da Professora de Dança Mila Félix e do maestro Joéliton juntamente com Lucivânia.

Durante os jogos os alunos vão disputar as seguintes modalidades: futsal, atletismo, handebol, tênis de mesa, campeonato de dama e dominó, salto em distância, gincana esportiva solidária, cujas competições são uma forma de estimular a prática do esporte entre jovens e adolescentes, que é extremamente importante para o trabalho em equipe, a autoestima, as habilidades emocionais e mentais, além de ser um instrumento de transformação social que tem a finalidade de promover, através da prática esportiva, a interrelação sócioafetiva educacional e cultural entre os alunos que fazem parte deste educandário, propiciando igualmente, oportunidades de participar da construção da cidadania, elevando os ideais de solidariedade e cultura da paz entre os homens e sobretudo o “fair-play”.



Uma partida de Voleibol que marcou o início das competições ficou por conta do NUCA (Núcleo de Cidadania dos Adolescentes) com participantes de outro projeto.



Ver tanta gente feliz e sorrindo, ao participar de um evento tão esperado pelas nossos jovens e adolescentes, emocionou toda a nossa equipe e todos que se fizeram presentes nesta cerimônia. Esperamos por mais momentos como esse, onde ninguém perde e a alegria de jogar com o outro fica sempre em primeiro lugar.

Por: Socorro Holanda