CAPS de São José de Piranhas promove ações durante Semana da Luta Antimanicomial CAPS de São José de Piranhas promove ações durante Semana da Luta Antimanicomial CAPS de São José de Piranhas promove ações durante Semana da Luta Antimanicomial

BANNER PRINCIPAL

BLOCO pequeno I

SUPER BANNER

SUPER BANNER

CAPS de São José de Piranhas promove ações durante Semana da Luta Antimanicomial





O Centro de Atenção Psicossocial Socorro Batista (CAPS-I) da cidade de São José de Piranhas promoveu de 16 a 20 de maio a Semana da Luta Antimanicomial, desenvolvendo ações no município acerca da conscientização, respeito, compreensão e inclusão social às pessoas com sofrimento mental.

A Luta Antimanicomial tem objetivo de assegurar o direito do cuidado em liberdade das pessoas que sofrem algum transtorno mental e pelo fim da Logic manicomial.

Ações realizadas
Na segunda-feira (16/05) — Panfletagem na feira livre afim de trazer aos munícipes informações sobre a saúde mental, luta antimanicomial e serviços prestados no CAPS-I.

Na terça-feira (17/05) — Foi realizada uma roda de conversa com os usuários sobre o olhar dos mesmos acerca da importância dos serviços prestados no CAPS e o feedback sobre suas próprias vivências.

Já na quarta-feira (18/05) — Oficina de pintura pela manhã e a Tarde de Beleza para os usuários dispondo dos serviços de manicure, maquiadora e cabeleireira com o intuito de promover mais autonomia e autoestima. Essa ação foi desenvolvida na data em que é comemorado nacionalmente o dia da Luta Antimanicomial.

Na quinta-feira (20/05) — Foi ofertado uma palestra para os pais acerca do tema: Maio Laranja em combate ao abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes e cinema para as crianças com o Filme Divertidamente.

O encerramento aconteceu nesta sexta-feira (20/05) com a participação do prefeito Bal Lins, secretárias de saúde (Neuma Cavalcanti), Ação Social (Nil Braz), Cultura (Ernestina), coordenadora do CAPS (Karla), toda a equipe CAPS, usuários e cuidadores. Na ocasião, houve a exposição de todos os trabalhos realizados durante a semana e em seguida foi ofertado um coffee break.


Em nome da equipe e usuários do Centro de Atenção Psicossocial Socorro Batista (CAPS- I SJP) a coordenadora agradeceu a todos que se fizeram presentes. “Juntos por liberdade, tratamento humanizado e garantia de direitos”, concluiu.