"Falar com sabedoria, para ensinar com amor".


Diante da tragédia familiar que abalou a cidade de Patos no último sábado, voltamos nosso olhar para a Campanha da Fraternidade 2022, cujo lema é "Fala com sabedoria, ensina com amor".

Um lema importantíssimo a ser vivido entre as famílias, a comunidade e no dia a dia. Falar com sabedoria, é saber se expressar através das palavras, explicar aquilo que se quer, fazendo com que o outro entenda de maneira clara e objetiva.

Mesmo que se trate de uma advertência, um castigo, devemos ter sabedoria no que falamos para que esse, digamos que, conselho, seja recebido com amor, com gratidão e respeito. Para que não haja rancor ou divergências.

Diante de tudo o que vimos nos últimos dias em nossa cidade, porque não dizer no mundo, precisamos pedir a Deus sabedoria para falar, e discernimento para ensinar com amor e o amor.

É a partir disso que a CF-2022 convida a refletir sobre a relação entre fraternidade e educação. Esta é a terceira vez que a CNBB trata sobre a educação na Campanha da Fraternidade. Porém, este ano, o foco não está em aspectos específicos da problemática educacional brasileira, e sim na reflexão sobre os fundamentos do ato de educar.

O tema “Fraternidade e Educação” e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26), a Campanha da Fraternidade deste ano é um chamado a todos os católicos e às pessoas de boa vontade a colocarem no centro de suas reflexões e ações a questão educacional brasileira. Tanto o tema como o lema da CF-2022 são muito significativos para a Família Salesiana e todos os educadores que, a exemplo do fundador e mestre São João Bosco, dedicam-se à missão de educar e evangelizar a juventude segundo os preceitos do Sistema Preventivo, que é pautado no tripé da razão, da religião e do amor educativo.

O tema da CF dialoga com o tema da Estreia 2022 proposto pelo Reitor Mor P. Ángel Fernández Artime “Fazei tudo por amor, nada por força” é através de atos de amor e bondade que conseguimos construir uma sociedade mais justa e fraterna como nos lembra Dom Bosco.

Por Landres Medeiros - Coordenador da PASCOM

Postar um comentário

0 Comentários