Após dois anos fiéis lotam igrejas para celebrar Rituais da Semana Santa em Cajazeiras Após dois anos fiéis lotam igrejas para celebrar Rituais da Semana Santa em Cajazeiras Após dois anos fiéis lotam igrejas para celebrar Rituais da Semana Santa em Cajazeiras

BANNER PRINCIPAL

SUPER BANNER

SUPER BANNER

SUPER BANNER

Após dois anos fiéis lotam igrejas para celebrar Rituais da Semana Santa em Cajazeiras




Após dois anos sem ser realizada devido à pandemia da Covid-19, essa foi à primeira vez que os fiéis puderam se reunir para celebrar o rito tradicional da Igreja Católica ( SEMANA SANTA)



Nesta quinta (14), na Catedral de Nossa Senhora da Piedade foi iniciado o Tríduo Pascal com a Missa do Crisma, a cerimônia em que os óleos que serão usados pela Igreja ao longo de todo ano, nos sacramentos do Batismo, Crisma e Unção dos Enfermos, foram abençoados.

        












As 19hs foi celebrada a Ceia do Senhor, com o tradicional Lava-Pés e instituição da Eucaristia por Cristo.

Momento que Relembra a Santa Ceia de Jesus com seus discípulos. Nela ocorreu a cerimônia do Lava-Pés, em que se recorda o gesto de Cristo, que lavou os pés dos seus apóstolos, esse gesto procura transmitir a mensagem de que o cristão deve ser humilde e servidor.






Depois, aconteceu a Transladação do Santíssimo Sacramento até a Capela Episcopal local devidamente preparado. Em seguida, foram retiradas as toalhas do altar e as cruzes da igreja.






         

 

A Sexta Santa foi marcada pela meditação da Via-Sacra, que saiu às 6h, em todas as Paróquias. 












Durante a tarde, após a celebração da liturgia devotos das cinco Paróquias de Cajazeiras, participaram da Procissão do Senhor Morto pelas ruas do centro da cidade Cajazeiras. A procissão foi iniciada após uma cerimônia na Catedral de Nossa Senhora da Piedade, e partiu em direção à Igreja Matriz de Nossa Senhora de Fátima conduzindo as imagens de Nosso Senhor Morto e de Nossa Senhora das Dores.
 

Ao chegar à Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, os fiéis tiveram a oportunidade de se aproximar da imagem. Neste instante o local parecia pequeno para a quantidade de fiéis que aguardavam esse momento. No final da procissão após a chegada da imagem e da adoração presencial dos fiéis, haveria o fechamento de todas as igrejas católicas, simbolizando o enterro de Jesus Cristo.






















      


 Sábado (16) é chegada a Solene Vigília Pascal, principal celebração do ano, rezada às 20h. O ritual comemora a ressurreição de Jesus, momento em que se é aceso o Círio Pascal, vela que representa Cristo Ressuscitado.



















       


 No Domingo de Páscoa (17) ocorreu a celebração de Páscoa em todas as Paróquias.