Após dois anos sem ser realizada devido à pandemia da Covid-19, essa foi à primeira vez que os fiéis puderam se reunir para celebrar o rito tradicional da Igreja Católica ( SEMANA SANTA)
Nesta quinta (14), na Catedral de Nossa Senhora da Piedade foi iniciado o Tríduo Pascal com a Missa do Crisma, a cerimônia em que os óleos que serão usados pela Igreja ao longo de todo ano, nos sacramentos do Batismo, Crisma e Unção dos Enfermos, foram abençoados.
As 19hs foi celebrada a Ceia do Senhor, com o tradicional Lava-Pés e instituição da Eucaristia por Cristo.
Momento que Relembra a Santa Ceia de Jesus com seus discípulos. Nela ocorreu a cerimônia do Lava-Pés, em que se recorda o gesto de Cristo, que lavou os pés dos seus apóstolos, esse gesto procura transmitir a mensagem de que o cristão deve ser humilde e servidor.
Depois, aconteceu a Transladação do Santíssimo Sacramento até a Capela Episcopal local devidamente preparado. Em seguida, foram retiradas as toalhas do altar e as cruzes da igreja.
A Sexta Santa foi marcada pela meditação da Via-Sacra, que saiu às 6h, em todas as Paróquias.
Durante a tarde, após a celebração da liturgia devotos das cinco Paróquias de Cajazeiras, participaram da Procissão do Senhor Morto pelas ruas do centro da cidade Cajazeiras. A procissão foi iniciada após uma cerimônia na Catedral de Nossa Senhora da Piedade, e partiu em direção à Igreja Matriz de Nossa Senhora de Fátima conduzindo as imagens de Nosso Senhor Morto e de Nossa Senhora das Dores.
Ao chegar à Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, os fiéis tiveram a oportunidade de se aproximar da imagem. Neste instante o local parecia pequeno para a quantidade de fiéis que aguardavam esse momento. No final da procissão após a chegada da imagem e da adoração presencial dos fiéis, haveria o fechamento de todas as igrejas católicas, simbolizando o enterro de Jesus Cristo.
Sábado (16) é chegada a Solene Vigília Pascal, principal celebração do ano, rezada às 20h. O ritual comemora a ressurreição de Jesus, momento em que se é aceso o Círio Pascal, vela que representa Cristo Ressuscitado.
No Domingo de Páscoa (17) ocorreu a celebração de Páscoa em todas as Paróquias.