14º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR REALIZA SOLENIDADE ALUSIVA AOS TREZE ANOS DE FUNDAÇÃO DA UNIDADE 14º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR REALIZA SOLENIDADE ALUSIVA AOS TREZE ANOS DE FUNDAÇÃO DA UNIDADE 14º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR REALIZA SOLENIDADE ALUSIVA AOS TREZE ANOS DE FUNDAÇÃO DA UNIDADE

BANNER PRINCIPAL

BLOCO pequeno I

SUPER BANNER

SUPER BANNER

14º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR REALIZA SOLENIDADE ALUSIVA AOS TREZE ANOS DE FUNDAÇÃO DA UNIDADE
















O 14º Batalhão de Polícia Militar do Estado da Paraíba, realizou na manhã de hoje (23), Solenidade Militar, para celebrar os treze anos de fundação da Unidade.

O evento aconteceu no Auditório da Fundação Municipal de Cultura, Professora Dodora, Campus Centro Sousa-PB.

A história do 14º BPM teve início com a criação do 3º Batalhão, fundado no ano de 1961, através da Lei nº 2.691 de 27 de dezembro de 1961, sendo instalado na cidade de Patos em 14 de Maio de 1972, onde estava incluso a cidade de Sousa. Porém, 25 anos depois, por intermédio do Decreto nº 14.085, de 10 de setembro de 1991, sua área de abrangência foi diminuída cedendo boa parte do território ao 6º Batalhão de Polícia Militar, fundado na cidade de Cajazeiras.

Inicialmente o 6º BPM tinha como responsabilidade a segurança de 28 (vinte e oito) municípios, distribuídos em 03 Companhias, quais fossem, 1ª CIA (Cajazeiras), 2ª Cia (Sousa) e 3ª Cia (Conceição).

A 2ª Companhia passou à condição de Batalhão por força da Lei Completar nº 87, de 02 dezembro de 2008, recebendo a denominação de 14º BPM Coronel Benedito Lima Junior, mediante a Lei 8.464 de 08 de janeiro de 2008, sendo ativado através do Decreto nº 30.109, de 23 de dezembro de 2008, assinado pelo governador Cássio Cunha Lima.

O 14º Batalhão de Polícia Militar da Paraíba, teve sua sede atual inaugurada no dia 30/03/2017, contando agora com uma melhor localização, acomodações da parte administrativa, bem como dos alojamentos. A unidade atua em treze cidades, tendo as suas 1ª, 2ª e Companhia de Policiamento Especializado – CPE, na sede do Batalhão (Sousa), a 3ª Companhia na cidade de Pombal-PB.

A Unidade desempenha com muito profissionalismo a segurança pública, garantindo a ordem e a incolumidade dos cidadãos. Da mesma forma participa de eventos importantes, destacando a atuação no apoio a órgãos de combate a pandemia. 

O 14º BPM garantiu a realização de jogos de futebol, fazendo a segurança da praça desportiva local, Estádio O Marizão, além destes trabalhos, o Batalhão sempre apresentou resultados positivos frente a ocorrências de maior vulto com as guarnições de Rádio Patrulhamento, tais como sequestros, assaltos a Correios e correspondentes bancários etc. onde as quadrilhas foram desbaratadas, restabelecendo, dessa forma, a paz social.

Um café da manhã foi preparado para recepcionar os militares, familiares, convidados e autoridades em geral, nesse momento de suma importância para a cidade de Sousa e Polícia Militar da Paraíba. Na oportunidade, alguns militares foram homenageados, sendo agraciados com Láurea do Mérito Administrativo Grau III, Mérito Operacional Grau III e Mérito Disciplinar Grau II e a Medalha do Mérito Paz No Trânsito.

 Outros militares, foram destaques no ano de 2021, recebendo homenagens em reconhecimento ao excepcional serviço prestado. Junto com o certificado, houve a entrega de uma quantia, que foi doada por empresários da cidade, em forma de agradecimento e reconhecimento, esses prestigiaram a solenidade e repassaram em mãos os valores em comento. 

O Comandante do 14º Batalhão, o Tenente Coronel Antonio Guedes Neto, agradeceu o empenho da tropa no ano de 2021, onde as estatísticas apontam números positivos, quando comparados ao ano anterior (2020), sendo fruto de muito trabalho, empenho, determinação e disciplina de todo o efetivo. "Fico imensamente feliz em fazer parte desse momento importante para a Polícia Militar do Estado da Paraíba, para a cidade de Sousa, bem como as outras 12 cidades as quais somos incumbidos da responsabilidade de proteger os cidadãos, pessoas de bem trabalhadoras... O 14º Batalhão cresceu e hoje atende a proposta para a qual foi criado... Agradeço o empenho da tropa operacional, estamos com números positivos em relação ao ano de 2020, bem como os policiais empregados na parte administrativa, onde bate o coração do nosso batalhão, pela eficiência e responsabilidade frente as inúmeras demandas e missões que recebemos todos os dias... Só tenho a agradecer! Muito Obrigado a todos!" disse o comandante. Ainda fez menção o momento natalício, desejando a todos um Feliz Natal e Um Próspero 2022.

Foi feita menção ao nome do senhor Francisco das Chagas Medeiros “Nego da Rio Vale”, falecido no ano de 2021, que era parceiro, amigo, disponível, leal e sempre solidário as causas da sociedade.

14º BPM - Batalhão Coronel Benedito Lima Júnior

Seção de Comunicação Social e Marketing Institucional do 14º BPM