Vereadora Luzia Trajano parabeniza o Dia do Agente Comunitário de Saúde (ACS) Vereadora Luzia Trajano parabeniza o Dia do Agente Comunitário de Saúde (ACS) Vereadora Luzia Trajano parabeniza o Dia do Agente Comunitário de Saúde (ACS)

BANNER PRINCIPAL

SUPER BANNER

SUPER BANNER

SUPER BANNER

Vereadora Luzia Trajano parabeniza o Dia do Agente Comunitário de Saúde (ACS)




Ter uma data comemorativa é algo importante para qualquer profissão. É uma oportunidade de lembrar que o trabalho feito durante todo o ano é dedicado e fundamental para a sociedade em que vivemos.

Neste dia 02 de agosto, uma comemoração de natureza muito especial. A data é reservada para o Dia do Agente Comunitário de Saúde (ACS) em todo o nosso Estado da Paraíba.

Este dia nos traz lembranças tão sublimes e ao mesmo tempo, nos permite a reflexão do que ainda virá em nossas vidas profissionais.

Somos um exército andante e corajoso em cada canto e recanto de Cajazeiras, da Paraíba e do Brasil. Somos verdadeiros guerreiros e guerreiras travando uma batalha contra a morte, a fome e a miséria. Choramos, rimos, vibramos, sofremos juntos aos filhos e filhas desta Nação que estão nas periferias sem qualquer encanto.

Nós, que assumimos papel fundamental na melhoria da assistência da saúde pública a população paraibana, que estamos no cotidiano do trabalhador convivendo com os problemas sociais afetos à saúde, buscando soluções no serviço de saúde. Somos nós, que vinculados às UBSs (Unidades Básicas de Saúde), realizamos ações individuais ou coletivas de prevenção a doenças e promoção de saúde por meio de ações educativas nos domicílios e na comunidade.

*Sabemos quais são nossas atribuições, mas não conseguimos ficar imunes ao sofrimento que teima em nos afrontar diariamente. Somos agentes comunitários de saúde, mas também, somos seres humanos, gente de carne e osso, iguais aos cidadãos que atendemos em suas casas. Compartilhamos de sofrimentos semelhantes e sentimos as mesmas dores.*

Mesmo com tudo isso, somos paraibanos, somos fortes e resistimos para avançar e conquistar ainda mais para nossa categoria e pela nossa gente. Nossa classe teve muitas conquistas e outras tantas que precisam ser consolidadas. Somos profissionais honrados e acreditamos que nossa força mobilizadora moverá a mudança que tanto almejamos.

Quero falar em especial para as companheiras e companheiros de Cajazeiras. Dizer-lhe da satisfação em permanecer na luta ao lado de todos e todas. Queremos mudar mais e continuar seguindo nossa jornada. Quem viveu outros momentos de angústia, choro e estradas, hoje tem o prazer de dizer que houveram sim, avanços. Posso afirmar que nossa batalha é interminável, pois tenho a convicção de que merecemos muito mais valorização e reconhecimento pelo nosso trabalho.

Parabéns a todos e todas que exercem com amor e dignidade, a profissão de Agente Comunitário de Saúde.


Vereadora Luzia Trajano