Urnas arqueológicas são encontradas em Serra Grande no Alto Sertão paraibano Urnas arqueológicas são encontradas em Serra Grande no Alto Sertão paraibano Urnas arqueológicas são encontradas em Serra Grande no Alto Sertão paraibano

BANNER PRINCIPAL

BLOCO pequeno I

SUPER BANNER

SUPER BANNER

Urnas arqueológicas são encontradas em Serra Grande no Alto Sertão paraibano





Moradores do sítio Moconha, na zona rural da cidade de Serra Grande (PB) encontraram vários tipos de urnas arqueológicas nessa quinta-feira (7). Acredita-se que as relíquias históricas pertenciam ao grupo de índios Tupi.



 
Segundo informações de moradores da localidade, objetos desse tipo são achados constantemente aos arredores do município. O material é encaminhado para projetos de estudos de universidades.

Há cerca de dois anos a prefeitura local celebrou convênio de parceria junto à Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) com a finalidade de fazer o salvamento dos objetos.

Após autorização do IPHAN (Instituto do após Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), iniciaram estudos com objetivo de explorar a presença de índios Tupis no interior da Paraíba.

A partir das atividades arqueológicas realizadas em Serra Grande, vem resultando no encontro de resquícios de aldeias Tupis, dessa forma, descartando a hipótese que há divisão definitiva de Tapuias no interior, e Tupis no litoral.


Diamante Online