Operação Carcará – PRF prende 11 pessoas e recupera nove veículos roubados durante ação no sertão da Paraíba Operação Carcará – PRF prende 11 pessoas e recupera nove veículos roubados durante ação no sertão da Paraíba Operação Carcará – PRF prende 11 pessoas e recupera nove veículos roubados durante ação no sertão da Paraíba

BANNER PRINCIPAL

BLOCO pequeno I

SUPER BANNER

SUPER BANNER

Operação Carcará – PRF prende 11 pessoas e recupera nove veículos roubados durante ação no sertão da Paraíba
















Em cinco dias de Operação, os policiais recuperaram seis motocicletas e três carros roubados durante ações em diversos municípios do sertão. Apenas este ano, a PRF já recuperou 187 veículos roubados ou furtados que trafegam em rodovias federais da Paraíba

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Paraíba encerrou no último domingo (30) a Operação Carcará. Durante a Operação, realizada no período de 26 a 30 de maio, nove veículos roubados foram recuperados e 11 pessoas foram presas. As ocorrências foram registradas nos municípios de Patos, Marizópolis, Santa Luzia, Catingueira, Condado, São João do Rio do Peixe, Uiraúna e Pombal. 

A ação foi coordenada pelo Comando de Operações Especiais da PRF na Paraíba (COE-PB) e foi dividida em duas etapas. A primeira destinada a atualização dos policiais sobre fraudes veiculares e a segunda etapa a fiscalização.

O que chamou a atenção dos policiais foi que todos os veículos recuperados estavam clonados, o que dificulta a identificação do crime. Para se constatar a adulteração do veículo é necessária a atualização no conhecimento de fraudes veiculares. Por isso as equipes policiais que participaram da Operação receberam instruções em identificação veicular para a renovação do conhecimento.

Outro ponto em comum nas ocorrências é que todos os veículos recuperados não passaram pelo processo de transferência de propriedade quando adquiridos. A PRF alerta para a importância de se conhecer a procedência do veículo seminovo ao realizar a compra e de se realizar todos os trâmites burocráticos para a transferência de propriedade. 

Outra característica que chamou a atenção dos policiais  é que  os valores que os automóveis e as motocicletas foram adquiridos são bem inferiores ao valor de mercado, o que é um sinal de que o veículo pode ter sido roubado e adulterado. O comprador deve desconfiar de ofertas muito vantajosas em aplicativos ou sites de compra e venda com propostas de pessoas não conhecidas e sem garantia de procedência. Essas ações são fundamentais para que não se caia em golpes. 

Todos os condutores dos veículos roubados e recuperados na Operação Carcará foram detidos, conduzidos para a Polícia Judiciária e responderão por receptação de veículo roubado. Outras Operações de fiscalização e reforço ostensivo policial serão desenvolvidas pela PRF no decorrer deste ano em todo o estado da Paraíba.