Via Sacra e Paixão de Cristo com o rito do beijo da cruz marcam celebrações desta sexta-feira Santa em Cajazeiras Via Sacra e Paixão de Cristo com o rito do beijo da cruz marcam celebrações desta sexta-feira Santa em Cajazeiras Via Sacra e Paixão de Cristo com o rito do beijo da cruz marcam celebrações desta sexta-feira Santa em Cajazeiras

BANNER PRINCIPAL

BLOCO pequeno I

SUPER BANNER

SUPER BANNER

Via Sacra e Paixão de Cristo com o rito do beijo da cruz marcam celebrações desta sexta-feira Santa em Cajazeiras
































      


 Foi realizada na Catedral de Nossa Senhora da Piedade na manhã desta sexta-feira dia  02 a Via Sacra.

A celebração teve início às 07hrs, onde devido a Pandemia as estações foram realizadas só na Igreja mãe e com portas fechadas e sem fiéis. 

O exercício da Via Sacra consiste na prática devocional religiosa na qual os fiéis percorrem, mentalmente e por via de orações próprias, o percurso de Jesus a carregar a Cruz desde o Pretório de Pôncio Pilatos até ao Monte Calvário, meditando simultaneamente na Paixão de Cristo.



 

 Às 15 horas, ocorreu a celebração da Paixão de Cristo e o rito do beijo da cruz. 

A adoração da cruz significa adorar profundamente o Senhor crucificado. A Igreja já nos ensina tudo a respeito da liturgia dessa celebração que nos leva, ao beijar os pés de Jesus, a mergulhar naquele Calvário onde Ele derramou todo o Seu sangue ao dar a vida por nós.


A primeira coisa que devemos deixar bem clara nesta celebração é que não se pode confundir a expressão "adorar a cruz" como um gesto de idolatria, já que, na verdade, o que adoramos é o Senhor, que na cruz derramou o Seu sangue para nossa salvação. A cruz é venerada como um símbolo e ao reverenciarmos este símbolo "mergulhamos em seu significado mais profundo, o fato que foi através da Cruz que fomos salvos".

 A celebração teve transmissão pelas mídias sociais para que os fiéis pudessem acompanhar em suas casas.