Após família denunciar que idoso morreu após contrair coronavírus dentro de hospital, infectologista rebate e diz que infecção foi adquirida na comunidade - Blog do Ângelo Lima

Após família denunciar que idoso morreu após contrair coronavírus dentro de hospital, infectologista rebate e diz que infecção foi adquirida na comunidade

Imagem cedida por um familiar


A morte do senhor Antônio Amaro Filho de 76 anos morador do Sítio Cocos, município de Cajazeiras, polemizou nas redes sociais. O motivo foi a contestação da causa morte por parte de membros da família.

O idoso faleceu no último domingo (14) no Hospital Regional de Cajazeiras,  vítima da Covid-19. Mas, segundo o enteado de seu Antônio,  o idoso deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento de Cajazeiras, onde fez dois testes do Covid e ambos deram negativo,  o idoso foi encaminhado para HRC, vindo a óbito 12 dias após a sua internação.

Após a morte do paciente, um novo exame feito pelo Hospital Regional deu positivo para coronavírus. A  família afirma que o idoso contraiu a doença na unidade hospitalar.

O diretor do Hospital Regional de Cajazeiras, Manoel Telamon comentou sobre a denúncia da família . Segundo Manoel, o paciente foi a UPA, lá ele foi examinado, foi passado a descrição clínica do paciente, ele recebeu como recomendação e orientação da central de regulação estadual para Covid- 19, que fosse feita internação em leito de enfermaria com suporte de oxigênio, que fosse realizada a tomografia de tórax e acompanhamento clínico em isolamento por se tratar de um caso suspeito, não confirmados de Covid-19 (já que o mesmo havia feito dois testes para doença e os dois deram negativos).

Na recomendação ainda pedia que fosse novamente realizado um teste para Covid-19, visto que o paciente conviveu com dois enteados próximo em sua casa que testaram positivo para a Covid-19.

O relatório feito pela infectologista do Hospital Regional,  destaca que "Dentre a situação ele coloca que o teste rápido pós-morte positivo foi um subsídio adicional para confirmação do caso que já era sugestivo e possível de confirmação desde a admissão independente do teste desse exame. Ressalto que a utilização de métodos sorológicos devido à grande quantidade de falso negativo não é utilizado como critério de investigação clínica, de casos clínica epidemiológica de casos da Covid 19. Concluo portanto que trata-se do óbito de Sars-CoV-2 e que se não se trata de infecção adquirida no hospital e sim na comunidade."


Após família denunciar que idoso morreu após contrair coronavírus dentro de hospital, infectologista rebate e diz que infecção foi adquirida na comunidade Após família denunciar que idoso morreu após contrair coronavírus dentro de hospital, infectologista rebate e diz que infecção foi adquirida na comunidade Reviewed by Ângelo Lima on 20:51:00 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.