14º BATALHÃO CONCLUI O 1º CURSO DE FORMAÇÃO DE SOLDADOS - Blog do Ângelo Lima

14º BATALHÃO CONCLUI O 1º CURSO DE FORMAÇÃO DE SOLDADOS











TURMA CABO CÍCERO HEITOR DE SOUSA

O 14º Batalhão de Polícia Militar, sediado em Sousa, concluiu no dia de hoje (28), o primeiro Curso de Formação de Soldados – CFSD, que funcionou no Núcleo de Formação e Aprimoramento Profissional – NuFAP/14ºBPM, sendo a turma pioneira a ser formada na unidade.

O certame aconteceu em 2018, bem como suas fases: prova intelectual no dia 29/04; Exame Psicológico 19/05; Exame de Saúde 27/06; Teste de Aptidão Física 28 e 29/06; Pré-Matrícula 10/09.
O curso de formação teve início em 14 de setembro de 2018, os aprovados se apresentaram no Centro de Educação da Polícia Militar da Paraíba, no Bairro Mangabeira VII, capital do estado, onde passaram duas semanas, sendo a primeira para tratativas administrativas e a seguinte um período de adaptação ao regime militar. 

No dia 02 de outubro do mesmo ano, foram encaminhados para as unidades as quais tiveram instalados Núcleos de Formação e Aprimoramento Profissional – NuFAP’s, tendo o 14º BPM, recebido 30 alunos. Durante o curso, um deles foi desmobilizado por decisão judicial.

As instruções (aulas) aconteceram em tempo integral, com uma grade curricular inserida nas mais modernas diretrizes de educação em segurança pública do país, abordando temáticas de Direitos Humanos, prevenções às drogas, controle psicológico da violência, identidade e cultura da organização política, diversidade étnico-sociocultural, doutrina de policiamento ostensivo, tiro defensivo, abordagem, defesa pessoal, ética e cidadania, sobrevivência, abordagem sociopsicológica da violência e do crime, análise criminal, atividades essas voltadas para uma polícia cidadã atuando mais próxima da sociedade.

Os atos de encerramento do curso de formação de soldados, aconteceram essa semana, sendo: Ato Ecumênico no dia 27/11/; Solenidade de Formatura Militar e Juramento no dia 28/11 período da tarde e Baile a noite.
Estiveram presentes na solenidade, inúmeras autoridades civis e militares, dentre eles: Coronel Gerônimo, Corregedor Geral da PMPB, representando o excelentíssimo senhor Comandante Geral da PMPB Coronel Euller de Assis Chaves; Coronel Ronildo, Diretor do Centro de Educação da PMPB; Comandante do Policiamento Regional II, Coronel Campos, além de comandantes de outras unidades pertencentes ao CPR II.

O Tenente Coronel Antônio Guedes Neto, comandante do 14º BPM proferiu algumas palavras, enaltecendo a importância do reforço recebido pela segurança pública do estado, do marco histórico da unidade, tendo a sua primeira turma formada e o engrandecimento da cidade de Sousa. “O aumento do efetivo da PM é mais um grande investimento do governo do estado na área da segurança pública, o que tem refletido de forma positiva, colocando a Paraíba entre os Estados com os melhores resultados no combate à violência e criminalidade” disse o comandante.

Outras autoridades usaram a fala, demonstrando para os presentes o quão importante é o momento vivido pela sociedade paraibana.

Os formandos prestaram homenagem ao Cabo Cicero Heitor de Sousa, militar lotado no 8º Pelotão/6ª Companhia/BOPE, tendo a turma adotado o seu nome. O Cabo Heitor foi o instrutor da disciplina Educação Física durante o curso.

14º BPM – Batalhão Coronel Benedito Lima Júnior

Seção de Comunicação Social e Marketing Institucional do 14º BPM

“O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis.”
José de Alencar
14º BATALHÃO CONCLUI O 1º CURSO DE FORMAÇÃO DE SOLDADOS 14º BATALHÃO CONCLUI O 1º CURSO DE FORMAÇÃO DE SOLDADOS Reviewed by Ângelo Lima on 04:43:00 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.