El Niño enfraquecido favorece para boas chuvas no Nordeste - Blog do Ângelo Lima

El Niño enfraquecido favorece para boas chuvas no Nordeste


Em entrevista para a TV Centro Sul e o canal 177 BRISANET,  meteorologista da FUNCEME, Raul Fritz afirmou que neste momento a possibilidade de um novo El Niño acontecer em 2020, são as menores já registrada nos últimos anos.

Isto é um bom indício para o Nordeste, já que o fenômeno que é registrado no Oceano Pacífico é responsável pela diminuição das chuvas na região, “ até este mês de outubro, observamos uma neutralidade, na temperatura do Oceano Pacífico, onde demonstra que possivelmente não teremos o El Niño em 2020, no máximo ele será neutro, isto é bom para a nossa região, mas são apenas estudos”, disse.

O Centro Americano de Meteorologia e Oceanografia (NOAA) publicou um boletim, no dia 13 de junho de 2019, indicando chance de 66% de ocorrência de um El Niño muito fraco neste inverno brasileiro.

Porém, ainda não há informações sobre o quanto o fenômeno irá se estender. Ou seja, há dúvidas se o El Niño influenciará o clima no final do segundo semestre de 2019 e início de 2020.

Segundo o NOAA, diminuiu consideravelmente a chance do El Niño continuar nos próximos meses. De pouco mais de 60% no boletim passado, a chance caiu para menos de 50% no documento divulgado em julho. Enquanto isso, a possibilidade de neutralidade aumentou de 33% para aproximadamente 50%.

No trimestre de julho a setembro, a chance de neutralidade chegou a quase 60%, enquanto que a probabilidade de El Niño diminui para menos de 40%.A origem da mudança está na temperatura do oceano Pacífico profundo: há alguns meses, áreas entre 100 e 200 metros de profundidade vêm registrando águas mais frias que o normal, e elas avançam para a superfície, enfraquecendo cada vez mais o fenômeno.

Embora o aquecimento do oceano Pacífico esteja terminando, a atmosfera ainda irá demorar para mudar. Perceberemos um padrão típico de El Niño até aproximadamente outubro, com chuva acima da média no Centro e Sul do Brasil — embora a precipitação não aconteça de forma contínua. Isso já foi visto em 2005. Naquele ano, apesar do término de um El Niño ainda no primeiro semestre, seus efeitos foram registrados até o início da primavera. 

O próximo período úmido será diferente do último. Com El Niño em curso, a chuva foi mais frequente no Centro e Sul do Brasil, ficando abaixo da média em áreas do Norte e Nordeste. “Em 2020, a chuva será mais intensa e frequente sobre o centro e norte do Brasil, enquanto que a região Sul, sobretudo o Rio Grande do Sul, correrá maior risco de chuva irregular e estiagens regionalizadas”, explica o meteorologista da Somar Celso Oliveira.

Por fim, embora estejamos sob El Niño com temperaturas acima da média, o fenômeno não é capaz de barrar todas as ondas de frio. Tanto que se registrou a menor temperatura em pelo menos três anos no início de julho.

( Blog do Alex Santana)
El Niño enfraquecido favorece para boas chuvas no Nordeste El Niño enfraquecido favorece para boas chuvas no Nordeste Reviewed by Ângelo Lima on 01:11:00 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.