[Fechar]

Prefeito faz abertura do segundo mutirão de cataratas em Cajazeiras





Foi realizado na última segunda-feira a abertura do segundo mutirão cirurgias de catarata, uma idealização da Prefeitura Municipal de Cajazeiras, através da Secretaria de Saúde. Os procedimentos foram feitos no Hospital Universitário Júlio Bandeira, através de parceria. A estimativa é de que 600 pessoas tenham sido atendidas.

Segundo o prefeito de Cajazeiras, José Aldemir, não existe alegria maior do que a que está vivendo e vivenciando. “Não só como prefeito e gestor, mas como profissional da medicina. A Catarata é uma patologia oftalmologia que coíbe o direito das pessoas de enxergarem. E não existe oportunidade maior do que se possa dar ao cidadão portador dessa doença do que direito à sua visão”, ressaltou. O secretário de Saúde, Cristovão Pinheiro, destacou a importância do mutirão. “Sabemos que quem tem problema de catarata e faz esse procedimento cirúrgico, faz com que a qualidade de vida melhore. É toda a família que sai ganhando”, frisou.

A catarata ocular é uma doença em que o cristalino, a lente natural dos olhos, perde sua transparência e começa a ficar opaco. Ela pode causar perda parcial ou total da visão (cegueira), além de deixar a visão turva ou embaçada, diminuir a visão noturna e causar fotofobia (hipersensibilidade à luz). Essa condição se desenvolve lentamente, muitas vezes passando despercebida antes de causar algum sintoma mais grave. Antes de evoluir, o uso de óculos pode ajudar a lidar com a doença, mas quando ela se torna mais grave, a cirurgia de catarata é necessária. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a catarata é responsável por 47,8% de todos os casos de cegueira no mundo.

Secom CZ

Prefeito faz abertura do segundo mutirão de cataratas em Cajazeiras Prefeito faz abertura do segundo mutirão de cataratas em Cajazeiras Reviewed by Ângelo Lima on 17:54:00 Rating: 5

Previsão do Tempo