[Fechar]

Projeto que regulamenta carteiras de estudantes teve emendas de vários deputados inclusive de Jeová Campos




O Projeto de Lei 1.522/2017 do deputado estadual Trócolli Junior (Podemos), que regulamenta o processo de emissão da Carteira de Identificação Estudantil na Paraíba e garante a gratuidade do documento para pessoas de baixa renda, teve emendas de vários parlamentares. O deputado Jeová Campos (PSB) foi um dos que sugeriu emendas. Das 10 propostas encaminhadas pelo parlamentar, duas foram aproveitadas parcialmente e destacam-se nos Arts. 3º e 8º do PL aprovado ontem (13), durante sessão na ALPB e que agora segue para a sanção do governador Ricardo Coutinho (PSB).

Na opinião do deputado Jeová Campos um dos grandes avanços do Projeto é a prevalência do respeito e autonomia das entidades estudantis na emissão das carteiras, sem intromissão de qualquer órgão. “O Projeto beneficia os estudantes paraibanos de qualquer fase do ensino, com a possibilidade de escolherem as entidades que confeccionarão seu documento, o que deve baratear o valor da carteira, mas, sobretudo mantém o respeito e a autonomia das entidades estudantis na confecção do documento, sem que haja interferência do Procon no cadastramento das entidades estudantis”, argumenta o parlamentar.

 Jeová ressalta que as entidades devem estar filiadas a União Nacional dos Estudantes (UNE), a Associação Nacional dos Pós-Graduandos (ANPG) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), além dos Diretórios Centrais dos Estudantes (DCE). Ainda de acordo com o PL aprovado caberá ao Procon fiscalizar a confecção no que se refere ao formato do documento, que deve atender ao padrão nacional e as entidades que emitirão as carteiras devem fazer o credenciamento junto a Secretaria de Educação do Estado da Paraíba.
O Art. 3º do PL destaca quais entidades poderão emitir o documento, e entre outras questões, estabelece que na existência de DCE na instituição de ensino superior, essa terá exclusividade na emissão do documento dos estudantes matriculados no âmbito da instituição. Já o Art. 8º, que também aproveitou emendas de Jeová, estabelece entre outros itens, que as entidades credenciadas para emissão da carteira deverão manter o documento comprobatório do vínculo do aluno com a instituição de ensino e disponibilizar banco de dados com nome e o número do registro dos estudantes portadores da carteira, pelo mesmo prazo de validade do documento para eventuais consultas pelo Poder Público, estabelecimentos, produtoras e promotoras de eventos.
Projeto que regulamenta carteiras de estudantes teve emendas de vários deputados inclusive de Jeová Campos Projeto que regulamenta carteiras de estudantes teve  emendas de vários deputados inclusive de Jeová Campos Reviewed by Ângelo Lima on 07:01:00 Rating: 5

Previsão do Tempo