Deputado Jeová Campos cobra ao ministro da Integração Nacional ações importantes correlatas ao projeto de Transposição na PB - Blog do Ângelo Lima

[Fechar]

Deputado Jeová Campos cobra ao ministro da Integração Nacional ações importantes correlatas ao projeto de Transposição na PB




            A questão da elaboração do projeto técnico do Ramal do Piancó, que poderá ser viabilizado graças ao direcionamento de recursos, na ordem de R$ 23 milhões, da bancada federal paraibana, o canal Caiçara-Engenheiro Avidos, em Cajazeiras, a tomada de água da barragem de Lagoa do Arroz para a barragem de Capivara e também a questão do asfaltamento da estrada que liga a BR 230 ao açude federal de Engenheiro Avidos, que vai receber as águas da Transposição e até hoje não tem uma via de acesso adequada. Esses foram os principais questionamentos feitos pelo deputado estadual Jeová Campos (PSB) ao ministro da Integração Nacional, Antônio de Pádua, durante reunião na sede do Ministério Público da Paraíba, na tarde desta sexta-feira (04).
            Jeová, que representou a Assembleia Legislativa na reunião, destacou a importância deste encontro, parabenizou o Ministério Público pela iniciativa e aproveitou a oportunidade para colocar para o ministro e cobrar do Ministério ações que são fundamentais para a Paraíba no que diz respeito a segurança hídrica. “Eu vim aqui para dizer ao ministro da necessidade e da angústia que passam milhões de nordestinos da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará que clamam pela conclusão das obras do Eixo Norte e de outras ações correlatas que são fundamentais para garantir a segurança hídrica destas localidades”, destacou o parlamentar.
            Segundo Jeová, as afirmações do ministro, que assinou nesta sexta-feira a ordem de serviço para a nova empresa concluir os 4% que restam das obras do Eixo Norte, o deixou aliviado. “Isso nos trouxe um alívio tremendo e esperamos agora que essa obra seja concluída o quando antes, e além disso, que o projeto técnico do Ramal do Piancó, que vai perenizar o Rio Piancó e levar água até Coremas-Mãe D’água  seja elaborado, que o canal que liga Caiçara a Engenheiro Ávidos, em Cajazeiras, seja feito”, disse Jeová que aproveitou e pediu ao ministro a realização de uma tomada de água na passagem do ramal do Apodi para a barragem de Lagoa do Arroz e também para a barragem de Capivara, em Uiraúna, além de reiterar o pedido de asfaltamento do acesso ligando Engenheiro Ávidos a BR 230, neste último caso, entregando ao ministro um ofício com essa finalidade..
            O deputado lembrou que a Assembleia Legislativa da Paraíba sempre tem estado presente em todas as ações ligadas ao tema água, com atividades da Frente Parlamentar da Água, antes presidida por ele e, atualmente, pelo deputado Renato Gadelha. “Sem dúvida nenhuma, até agora nesta legislatura, um dos trabalhos de maior importância da Casa foi esse de tratar a questão hídrica em nosso estado, que sofreu tanto com a seca nos últimos anos”, disse Jeová.
            O ministro da Integração Nacional, Antônio de Pádua, anunciou durante a reunião que assinou hoje a ordem de serviço da nova empresa que irá executar os trechos que ainda faltam do Eixo Norte, ao mesmo custo do contrato anterior, e garantiu que o Ministério vai impor um ritmo de trabalho similar ou melhor do que foi no Eixo Leste. “Nós já estamos mobilizados com 250 funcionários no canteiro de obras e paralelo aos trâmites jurídicos, nós fizemos uma gestão de forma que a obra não sofresse tanto, principalmente, nos pontos críticos que são a estação elevatória do Eixo Norte, a EBI3, que é uma estação complexa, onde a água é recalcada a 90 metros de altura e o túnel, de forma que o cronograma que estabelecemos dá para inaugurar, até junho, a última estação elevatória do Eixo Norte da Transposição do São Francisco e isso vai garantir que a água chegue até meados de agosto ao Ceará e a outros trechos da Paraíba”, destacou o ministro.
            Referindo-se ao Eixo Leste, o ministro disse que ele está em pré-operação em pleno funcionamento com apenas uma paralisação provisória para conclusão de obras, em Poções e Camalaú, com tranquilidade hídrica em Boqueirão e, com as bombas em perfeito estado. Ainda segundo Antônio de Pádua, faltam apenas algumas obras complementares que estão sendo feitas e serão entregues até setembro.
Deputado Jeová Campos cobra ao ministro da Integração Nacional ações importantes correlatas ao projeto de Transposição na PB  Deputado Jeová Campos cobra ao ministro da Integração Nacional ações importantes correlatas ao projeto de Transposição na PB Reviewed by Ângelo Lima on 09:58:00 Rating: 5

Previsão do Tempo