[Fechar]

Senador paraibano integra Conselho da República, convocado pelo Presidente para reunião nesta segunda-feira





O Senador Raimundo Lira (MDB-PB) integra o Conselho da República, convocado pelo presidente da República, Michel Temer, para uma reunião nesta segunda-feira (19), às 10h, no Palácio da Alvorada, em Brasília. O objetivo da reunião é discutir a intervenção federal no Rio de Janeiro, decretada pelo Presidente na semana passada.



O Conselho da República é o órgão superior de consulta da Presidência da República, criado para assessorar o Presidente em momentos de crise. Sua existência foi prevista na Constituição de 1988, no seu artigo 89. No entanto, o Conselho só passou a funcionar de fato em 1990, quando o então presidente Fernando Collor promulgou a Lei nº 8.041/90, que regulamentava este dispositivo da Constituição.



Segundo a Constituição Federal, em seu artigo 90, cabe ao Presidente da República convocar o Conselho para se pronunciar em casos de intervenção federal, estado de defesa e estado de sítio; e também sobre questões relevantes para a estabilidade das instituições democráticas.



O Conselho é composto pelo Presidente e Vice-Presidente da República; Presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal; Líderes da Maioria e da Minoria no Senado e na Câmara; o Ministro da Justiça; além de 6 cidadãos brasileiros natos, com mais de 35 anos, sendo 2 nomeados pelo Presidente da República, 2 eleitos pelo Senado Federal e 2 eleitos pela Câmara dos Deputados.



O Senador paraibano Raimundo Lira participará da reunião na condição de Líder da Maioria no Senado Federal.



Assessoria de Imprensa
Senador paraibano integra Conselho da República, convocado pelo Presidente para reunião nesta segunda-feira Senador paraibano integra Conselho da República, convocado pelo Presidente para reunião nesta segunda-feira Reviewed by Ângelo Lima on 21:06:00 Rating: 5

Previsão do Tempo