[Fechar]

Segunda parcela de recursos para construção do novo HU de Cajazeiras é liberada



A Unops, escritório da ONU responsável pela elaboração de projetos, liberou a segunda parcela de recursos do convênio com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) para garantir a construção do novo Hospital Universitário. “Esse dado é muito positivo, pois nos garante que não haverá atrasos. Com esse recurso, iremos iniciar os projetos complementares, para então poder licitar a obra”, comemorou a superintendente do Hospital Universitário Júlio Bandeira, Mônica Paulino.

A notícia foi compartilhada durante a primeira reunião do Comitê Pró Hospital Universitário (Pró-HU) que aconteceu na última terça-feira (26), no Centro de Formação de Professores (CFP), campus da UFCG em Cajazeiras. Segundo a superintendente do HUJB, a iniciativa da criação do grupo partiu do diretor da UFCG de Cajazeiras Antônio Fernandes. Com a construção do novo hospital, o atual HUJB será um anexo para atendimentos a serem realizados apenas durante o dia.

Participaram do encontro representantes dos diversos segmentos da sociedade e dos poderes executivo e legislativo de Cajazeiras. Entre os presentes estavam a superintendente do HUJB, Mônica Paulino, o diretor do CFP, Antônio Fernandes, o presidente da Câmara Municipal, vereador Marcos Barros, o presidente da Associação Comercial de Cajazeiras Raimundo Júnior, o diretor do Sistema Alto Piranhas de Comunicação, José Antônio, o coordenador do Movimento dos Amigos de Cajazeiras, Rubismar Galvão, e o secretário de Planejamento do município, Antônio Ricardo.

“O grupo vai ser essencial para uma articulação política e, provavelmente a partir dele, vamos agendar reuniões com a bancada da Paraíba e assim buscar recursos necessários para, pelo menos, a primeira etapa da obra”, destaca Mônica Paulino. A construção no novo HU vai ocorrer por módulos.

Sobre a Ebserh

Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 39 hospitais universitários federais. Um deles é o Hospital Universitário Júlio Bandeira da Universidade Federal de Campina Grande (HUJB-UFCG).

O objetivo da Rede Ebserh é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

Criada em dezembro de 2011, a Ebserh também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.



Click PB
Segunda parcela de recursos para construção do novo HU de Cajazeiras é liberada Segunda parcela de recursos para construção do novo HU de Cajazeiras é liberada Reviewed by Ângelo Lima on 06:29:00 Rating: 5

Previsão do Tempo