Líder do PMDB no Senado, Lira anuncia posição do partido de aguardar decisão do STF sobre afastamento de Aécio




O Líder do PMDB no Senado, Raimundo Lira (PB), confirmou nesta segunda-feira (02) que o partido deverá votar pelo adiamento da decisão da Casa sobre o afastamento do Senador Aécio Neves (PSDB-MG) do cargo, até que o Supremo Tribunal Federal – STF julgue uma Ação Direta de Inconstitucionalidade – ADIN sobre a necessidade de aval do Congresso para o afastamento de parlamentares. A votação da ADIN foi marcada pela Presidente do STF, Ministra Carmen Lúcia, para o próximo dia 11 de outubro.

O Senado pautou uma sessão para esta terça-feira (03), para analisar a decisão que impôs medidas cautelares ao Senador Aécio Neves. Mas o Presidente Eunício Oliveira (PMDB-CE) irá propor o adiamento dessa discussão durante reunião de Líderes que ocorrerá às 14h desta terça, para que os Senadores aguardem novo entendimento do Supremo sobre o caso, antes de colocar o tema em plenário.

Diante desse cenário, o Líder do PMDB, Raimundo Lira, manteve contato nesta segunda-feira com os Senadores da bancada peemedebista no Senado e, junto com o seu próprio voto, chegou à posição de que o partido votará pelo adiamento da decisão.

“Liguei para o presidente Eunício. Já disse que, em nome do PMDB, a gente concordava inteiramente com essa decisão. Política é assim: negociação, conciliação, bom senso. Esse novo julgamento pode evitar um confronto entre dois Poderes. Ele já tem a posição do maior partido do Senado e ficou agradecido”, disse o líder do PMDB Raimundo Lira, em entrevista ao Estadão.

A ADIN a ser analisada pelo STF foi protocolada em 2016 por partidos políticos. O objetivo do pedido é submeter ao crivo do Congresso medidas cautelares previstas no Código de Processo Penal que venham a ser impostas a membros do Legislativo, assim como já acontece nos casos de prisão em flagrante.

Assessoria de Imprensa
Gabinete do Senador Raimundo Lira – PMDB-PB
Líder do PMDB no Senado Federal
Líder do PMDB no Senado, Lira anuncia posição do partido de aguardar decisão do STF sobre afastamento de Aécio Líder do PMDB no Senado, Lira anuncia posição do partido de aguardar decisão do STF sobre afastamento de Aécio Reviewed by Ângelo Lima on 04:56:00 Rating: 5

Previsão do Tempo