Após liberação do STJ, IBAMA recorre para apreender papagaio Leozinho em Cajazeiras



O IBAMA recorreu à Justiça na quinta-feira (20/07), em mais uma tentativa de apreender o papagaio há 22 anos vive com a senhora Izaura Dantas de 94 anos.

A decisão do ministro Og Fernandes, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), garantiu que Izaura, continuasse com a posse de um papagaio, com quem convive há 17 anos. A decisão manteve o entendimento do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5). Agora o IBAMA pretende que o ministro, reconsidere sua decisão provisória ou submeta o caso ao plenário.


Há aproximadamente sete anos, após uma denúncia anônima, a aposentada travava uma disputa na Justiça pelo direito de continuar com o papagaio. A aposentada entrou na Justiça e conseguiu um pedido de tutela antecipada para evitar a apreensão do papagaio.

A história de Dona Izaura Roberto virou destaque nacional e foi apresentada no programa Fantástico da Rede Globo de televisão.

Pela lei, a posse de animais silvestres em cativeiro é crime e infração administrativa. Até agora, porém, o Ibama não obteve sucesso.

“Mesmo sendo crime a posse do animal, a melhor interpretação da lei deve evitar um dano ainda maior: o animal não vai se adaptar e dona Izaura pode ter um pico de pressão”, diz o advogado cajazeirense João de Deus Quirino Filho, que representa a família.

HW COMUNICAÇÃO
Fonte: Diário do Sertão
Após liberação do STJ, IBAMA recorre para apreender papagaio Leozinho em Cajazeiras Após liberação do STJ, IBAMA recorre para apreender papagaio Leozinho em Cajazeiras Reviewed by Ângelo Lima on 20:55:00 Rating: 5

Previsão do Tempo