Santos Óleos são abençoados em missa solene na Catedral de Nossa Senhora da Piedade em Cajazeiras





















































Foi celebrada na Catedral Nossa Senhora da Piedade em Cajazeiras nesta quinta-feira Santa (13) de Abril de 2017, a missa dos Santos Óleos. A celebração foi presidida pelo bispo Dom Francisco de Sales, onde participaram todos os padres da Diocese de Cajazeiras. 

A “Missa dos Santos Óleos” é a celebração em que são abençoados os óleos que serão usados, durante o ano, na administração dos Sacramentos do Batismo, Crisma e Unção dos Enfermos. Também nesta data, é celebrada a instituição da eucaristia e do sacerdócio.

Dom Francisco de Sales ressaltou que o verdadeiro sentido da Semana Santa está na reflexão que o ser humano faz da sua vida diante dos mistérios e dos ensinamentos de Cristo.


“No sentido pleno da Semana Santa, é esse reencontro com as raízes da fé, reafirmando nosso testemunho de cristãos, proclamando, a partir da ressurreição de Cristo, o valor da vida e a vida em plenitude que ele nos veio oferecer.”

Significado dos ‘Santos Óleos’:




                                                             Óleo do Crisma.






 É uma mistura de óleo de oliveira e bálsamo do Oriente, significando plenitude do Espírito Santo, revelando que o cristão deve irradiar a força e o perfume de Cristo. É usado no sacramento da Confirmação (Crisma), quando o cristão é confirmado na graça e no dom do Espírito Santo, para viver como adulto na fé. Este óleo é usado também no Sacramento da Ordem (diaconato e sacerdócio). A cor que representa esse óleo é o branco. Assim, a ampola que o contém é revestida de um véu branco.


                            Óleo dos Catecúmenos.




Catecúmenos são os que se preparam para receber o Batismo. Este óleo significa a força de Deus que penetra no catecúmeno (como o óleo que penetra em seu coração), o liberta e prepara para o nascimento pela água e pelo Espírito. A cor do véu, que reveste a ampola ou o vaso que o contém, é vermelha.



                            Óleo dos Enfermos.




 É usado no sacramento dos enfermos. Este óleo significa a força do Espírito de Deus para a provação na doença, para o fortalecimento da pessoa a fim de enfrentar a dor e, inclusive a morte, se for vontade de Deus. A cor do véu, que cobre a ampola, é roxa.

Dando Continuidade segue as seguintes celebrações:


Quinta-feira, dia 13: Missa do Lava Pés à noite na Catedral.
Sexta-feira, dia 14: Via Sacra na Catedral, na Igreja São João Bosco e na Igreja Sagrada Família (pela manhã); Paixão e Morte de Cristo seguida de procissão com imagem de Jesus morto (à tarde).
Santos Óleos são abençoados em missa solene na Catedral de Nossa Senhora da Piedade em Cajazeiras Santos Óleos são abençoados em missa solene na Catedral de Nossa Senhora da Piedade em Cajazeiras Reviewed by Ângelo Lima on 17:40:00 Rating: 5

Previsão do Tempo