PEC da Experiência de Raimundo Lira pode ser deliberada em Plenário no primeiro semestre deste ano



Aprovada no ano passado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC 54/2015), do senador Raimundo Lira (PMDB-PB), está pronta para ser deliberada em Plenário. Batizada de PEC da Experiência, a proposta fixa em 50 anos a idade mínima para ingresso no Supremo Tribunal Federal (STF), tribunais superiores (STJ, TST, STM e TSE) e Tribunal de Contas da União (TCU), e 40 anos para Tribunais Regionais e Tribunais de Justiça.

Com objetivo de levar magistrados com mais experiência jurídica e vivência prática aos tribunais federais e estaduais, a PEC pode entrar na agenda do Senado nesse primeiro semestre. A relatora da PEC na CCJ, senadora Simone Tebet (PMDB-MS), elogiou a iniciativa de Lira e endossou esse argumento.

A PEC aumenta a exigência nos cargos que já têm idade mínima, e cria naqueles em que ela não é cobrada. A proposta, apresentada no primeiro semestre de 2015, obteve a assinatura de vários parlamentares, tanto da base aliada quanto da oposição.

Raimundo Lira reafirmou que aproveitou a aprovação da ‘PEC da Bengala’, que aumentou de 70 para 75 anos a idade limite para aposentadoria obrigatória dos ministros dos Tribunais Superiores e do Supremo Tribunal Federal (STF), do Tribunal de Contas da União (TCU) e dos tribunais superiores, para apresentar a sua proposta.

Para Lira, a PEC visa promover a renovação das cortes em prazo menor. “A medida possibilitará que as composições do STF, do TCU e dos Tribunais Superiores se oxigenem e acompanhem as alterações nas demandas sociais, aumentando a legitimidade popular de suas decisões”, argumentou o senador paraibano.

Assessoria de Imprensa
Gabinete do Senador Raimundo Lira – PMDB/PB
PEC da Experiência de Raimundo Lira pode ser deliberada em Plenário no primeiro semestre deste ano PEC da Experiência de Raimundo Lira pode ser deliberada em Plenário no primeiro semestre deste ano Reviewed by Ângelo Lima on 19:26:00 Rating: 5

Previsão do Tempo