6º BPM de Cajazeiras encerra festividades de 25 anos de fundação com solenidade de entregas de honrarias






































































































































































































Nessa sexta-feira dia 16 de setembro, o 6º Batalhão da Polícia Militar da cidade de Cajazeiras no estado da Paraíba encerou suas atividades alusivas ao seu aniversário de 25 anos de fundação.

Na sede do auditório da IFPB, ocorreu uma solenidade para entrega de honrarias, onde  estiveram presentes várias autoridades, com destaque para o Comandante do 6º BPM Tenente Coronel Cunha, comandante do 6º BPM, além de representações de outros batalhões e Companhias.

Durante a solenidade ocorreu uma sessão especial da câmara de Cajazeiras que agraciou com entrega da Medalha João Bosco Braga Barreto, além do titulo de Cidadão ao Capitão Fernando, que é natural de  Pernambucano, nascido e criado em Recife-PE, Oficial da Polícia militar do Estado da Paraíba com experiência com 18 anos em docência e formado pela Academia de Polícia Militar do Cabo Branco, bacharel em Segurança Pública, especialista em Gestão e Tecnologia Educacional e doutorando em Educação.

HISTÓRICO DO 6º BPM

O 6º Batalhão de Policia Militar foi criado em 10 de setembro de 1991, por força do Decreto nº 14.085. Sediado na cidade de Cajazeiras-PB, tendo em sua galeria de ex-comandantes os Coronéis QOC PM João Soares de Santana, Afonso Gomes de Carvalho, Romildo Henriques dos Anjos, Valderedo Borba de Sousa, João Pereira de Sousa, José Gomes da Silva, Wilde de Oliveira Monteiro, José Francisco Xavier, Fernando Antonio Soares Chaves, Vilson Dutra de Sousa, QOC José Ronildo Souza da Silva, Major Guedes e atualmente é comandado pelo Tenente Coronel Cunha.

Inicialmente o 6º BPM tinha como responsabilidade a segurança de 28 (vinte e oito) municípios, distribuídos em 03 Companhias, quais fossem, 1ª CIA (Sede), 2ª Cia (Sousa) e 3ª Cia (Conceição. Vindo a 2ª Cia PM a passar à condição de Batalhão e denominar-se 14º Batalhão de Policia Militar, bem como a 3ª Cia foi vinculada ao 13º BPM, com sede em Itaporanga, desmembrando-se ambas do 6º BPM, ficou a Unidade com a responsabilidade de dar segurança a 15 municípios, com uma área territorial de responsabilidade de 4.621 Km², dispondo de um contingente de aproximadamente 600 PMs.

O 6º BPM com muito profissionalismo consolidou segurança de qualidade nos eventos festivos mais importantes da região, a exemplo do Carnaval de Cajazeiras, do Xamegão (São João) e da Micaranhas (micareta de São José de Piranhas), chegando mesmo a zerar aquelas ocorrências consideradas corriqueiras.

Além destes trabalhos, o Batalhão sempre apresentou resultados positivos frente a ocorrências de maior vulto, tais como sequestros, assaltos a Correios e Correspondentes bancários, etc. onde as quadrilhas foram desbaratadas e restabelecida a paz social.