Francisco Sales inicia no próximo domingo seu ministério episcopal como bispo da Diocese de Cajazeiras





Acontece no próximo domingo (04), na Catedral de Nossa Senhora da Piedade, em Cajazeiras, a cerimônia que marcará o início do ministério episcopal de Dom Francisco de Sales como bispo da Diocese.

O momento contará com a presença de vários bispos, padres, diáconos, seminaristas e representações de paróquias da jurisdição.

Uma delegação de Pombal já está confirmada no importante evento onde a autoridade religiosa será apresentada à sua cátedra e à parcela do povo católico reunido para acolhê-lo como mais um bispo diocesano.

De acordo com o padre Ernaldo José de Sousa, da Paróquia de Nossa Senhora do Bom Sucesso, será um evento histórico e marcante, onde a Diocese representada o acolherá afirmando: “Seja bem-vindo aquele que vem em nome do Senhor”.

Frei Francisco de Sales foi eleito bispo em 8 de junho deste ano, pelo Papa Francisco, enquanto exercia a função de secretário-geral da Ordem dos Frades Carmelitas, em Roma. Aos 48 anos de idade, será o oitavo bispo da diocese de Cajazeiras, depois que Dom José González Alonso pediu sua renúncia conforme normas do Código de Direito Canônico, pois havia completado 75 anos.

A frase “Sicut Qui Ministrat”, que em português significa “Como aquele que serve”, é o lema assumido pelo novo bispo. É uma citação tirada do Evangelho de Lucas 22, 27, expressão da atitude fundamental de Jesus.

No dia 14 de agosto, a população de Araripina (PE) recebeu o frade carmelita Frei Francisco de Sales Alencar Batista, quando aconteceu a Ordenação Episcopal em sua terra natal. Evento este acontecido na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição.

A ordenação foi presidida pelo arcebispo metropolitano de Maceió, Dom Antônio Muniz Fernandes e concelebrada pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, e pelo bispo emérito de Cajazeiras, Dom José González Alonso.

Histórico:
Dom Francisco de Sales Alencar Batista nasceu em 17 de abril de 1968 em Araripina, no Estado de Pernambuco. Fez a profissão religiosa na Ordem dos Frades Carmelitas em janeiro de 1988 e foi ordenado sacerdote em 29 de novembro de 1995. Estudou Filosofia no Instituto Salesiano de Filosofia (INSAF), em Olinda-PE, e Teologia no The Milltown of Theology and Philosophy, em Dublin (Irlanda). Licenciou-se em Teologia Espiritual no Pontifício Instituto de Espiritualidade Teresianum de Roma.

No decorrer do seu ministério sacerdotal, desempenhou os seguintes cargos: formador dos estudantes de Filosofia; Reitor da Basílica do Carmo em Recife; Pároco; Conselheiro e Prior Provincial da Província Carmelita de Pernambuco; Vice-Prior da Comunidade do Colégio Internacional “Sant’Alberto” em Roma. Atualmente, é Secretário-Geral da sua Ordem em Roma.

Marcelino Neto
Francisco Sales inicia no próximo domingo seu ministério episcopal como bispo da Diocese de Cajazeiras  Francisco Sales inicia no próximo domingo seu ministério episcopal como bispo da Diocese de Cajazeiras Reviewed by Ângelo Lima on 08:10:00 Rating: 5

Previsão do Tempo