Projeto de Lira que prevê revitalização permanente do São Francisco será tratado em reunião com presidente Temer



Presidente da Comissão Externa de Acompanhamento das Obras de Transposição e Revitalização do Rio São Francisco e membro efetivo da Comissão Especial do Desenvolvimento Nacional, que analisa os projetos da Agenda Brasil, o Senador Raimundo Lira (PMDB-PB) teve um dos seus projetos inclusos na agenda de discussão com o presidente interino da República, Michel Temer. Trata-se do projeto que destina recursos financeiros permanentes para a revitalização do Rio São Francisco.

O Projeto de Lei (PLS 429/2015) já foi aprovado no Senado e aguarda análise na Câmara dos Deputados. A proposta, elogiada por vários senadores, destina 6% do faturamento bruto das hidrelétricas que utilizam as águas do São Francisco para um fundo específico voltado para obras de revitalização.

Recentemente, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), tratou do assunto em reunião com presidente Temer. Na ocasião eles decidiram incluir a revitalização do São Francisco, proposta por Lira, na pauta prioritária do Senado, após a volta do recesso parlamentar do meio do ano. Uma nova reunião foi agendada para discutir o tema.

Segundo Renan, os senadores pediram a atenção de Temer com a situação do rio, particularmente o São Francisco. Para o presidente da República, a revitalização do rio é importante e urgente. “A revitalização deveria ter sido feita antes do início das obras de transposição. O rio não pode morrer, pois se morrer não haverá transposição”.

O Projeto – Pelo projeto de Raimundo Lira, estados e municípios deverão investir o equivalente a 6% da contribuição em ações de preservação das matas ciliares e das nascentes. No caso específico do São Francisco, ele estabelece a elevação do percentual pago pelo uso dos recursos hídricos de 0,75% para 2%, a serem divididos entre o Ministério de Meio Ambiente (MMA) e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Os recursos deverão ser utilizados exclusivamente em ações de revitalização do rio.

Raimundo Lira enfatizou que o Rio São Francisco precisa ser revitalizado para levar água para mais de 12 milhões de nordestinos, distribuídos nos estados da Paraíba, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte. O senador paraibano se inspirou no modelo implantado no Rio Mississipi (EUA), “que, desde 1910, começou, de forma definitiva, permanente, e nunca parou por um só dia, o processo de revitalização”.

Assessoria de Imprensa
Gabinete do Senador Raimundo Lira – PMDB/PB
Projeto de Lira que prevê revitalização permanente do São Francisco será tratado em reunião com presidente Temer Projeto de Lira que prevê revitalização permanente do São Francisco será tratado em reunião com presidente Temer Reviewed by Ângelo Lima on 19:30:00 Rating: 5

Previsão do Tempo