Agentes Penitenciários do Estado da Paraíba realizarão assembleias regionais com indicativo de paralisação geral em busca de melhorias.


A Associação dos Agentes Penitenciários da Paraíba – AGEPEN PB, após ouvir o clamor da categoria, deliberará em assembleias regionais o indicativo de paralisação geral, devido aos acontecimentos que vem atingindo diretamente estes servidores públicos. Em busca de melhorias a Associação buscou o diálogo com a Secretária Penitenciária e com o Governo do Estado, sem êxito até o momento.
Dessa forma, após ouvirmos o lamento de muitos pais de família que dedicam suas vidas a este sistema,que se arriscam diariamente dentro e fora dos pavilhões das unidades prisionais e não lhes édado o devido reconhecimento, segurança e condições mínimas de trabalho, decidimos realizar assembleias regionais para assim, de forma ordeira e legal, tomar uma decisão precisa nos próximos dias em benefício de todos os Agentes Penitenciários deste Estado. “Para se ter uma ideia entre os anos de 2014 a 2015 a cada 60 dias um Agente Penitenciário na Paraíba foi executado, e muitos destes crimes continuam impunes. Nos últimos dias o caso da tentativa de homicídio contra o Diretor da Cadeia Pública de Solânea, que encontra-se hospitalizado, fora de risco de morte, porém segundo o último boletim médico, com grandes possibilidades de ficar tetraplégico devido a bala que atingiu sua quinta vertebra da coluna cervical. Este episódio serviu de estopim para a categoria dizer BASTA! E não deixar que este caso entre para estatísticas dos crimes impunes neste Estado.”Afirma a Direção da AGEPEN PB.

A Direção afirma ainda que, o sistema está sucateado, o salário dos Agentes Penitenciários da Paraíba é  um dos piores do Brasil e um dos poucos Estados que não tem plano de carreira. Falta tudo, inclusive EPI – Equipamento de Proteção Individual para realizar a demanda de tarefas dentro e fora das unidades.

Os Agentes Penitenciários vêm fazendo seu papel no SISPEN PB, um dos poucos sistemas a garantir o pleno comprimento da LEP – Lei de Execução Penal, bem como a ordem, a disciplina e a segurança dentro das unidades por conta de seu material humano, ou seja, os AGENTES PENITENCIARIOS.

A Pauta de reivindicações está pronta e nela consta os principais pontos que são: Plano de Cargo e Carreira Remunerado (PCCR), Lei Orgânica, Risco de Vida 100%, Perdas Salarias, Melhor estrutura de trabalho, entre outras. Um Agente Penitenciário hoje, tem sua remuneração composta por quase 60% de gratificações, situação que leva muitos colegas à aposentaria, ganhando menos do que um agente que entra hoje no quadro efetivo do sistema. Um verdadeiro descaso!

Diante desse quadro, a primeira assembleia regional será neste dia 28 de maio de 2016 em Campina Grande - PB, a segunda dia 30 deste mês em São José das Piranhas – PB e por último, na capital – João Pessoa no dia 03 de junho de 2016.

A AGEPEN PB, está fazendo o trabalho representativo ao lado da nossa categoria, dando suporte e amparo legal ao movimento. Não será uma luta fácil nem a curto prazo, porém como nosso lema já diz: JUNTOS SOMOS FORTES, UNIDOS SOMOS IMBATÍVEIS.

À direção AGEPEN PB

Agentes Penitenciários do Estado da Paraíba realizarão assembleias regionais com indicativo de paralisação geral em busca de melhorias. Agentes Penitenciários do Estado da Paraíba realizarão assembleias regionais com indicativo de paralisação geral em busca de melhorias. Reviewed by Ângelo Lima on 22:57:00 Rating: 5

Previsão do Tempo